A gravidez sempre é uma surpresa, seja ela planejada ou não. Também costuma ser acompanhada de medo, dúvidas, alegria, ansiedade e desespero. Ou seja, ser mãe de primeira viagem é uma montanha russa de emoções e sentimentos.
A melhor forma de lidar com essa nova responsabilidade e realidade, é fazer o possível para que a situação fique dentro do controle emocional e racional. Para que apenas o sentimento de alegria tome conta da situação.
E como eu faço isso? Ficar atenta as dicas listadas abaixo, é um bom caminho para que a mãe de primeira viagem possa ter a melhor experiencia possível.
Prepare-se com antecedência para o nascimento do bebê
Bem, isso é obvio, e é claro que seu interesse é exatamente esse, e por isso está lendo este artigo agora.

Porém, é bem comum que pouco depois da descoberta de uma gravidez, os pais deixarem muita coisa para o último minutos, e isso é bem ruim.
Comece a montar uma lista sobre tudo o que você precisa fazer antes do nascimento do bebê. Dessa forma você diminui a tensão e ansiedades a medina que as semanas de gestação progridem, entre outros benefícios.
Mentalize a chegada do bebê
Mesmo antes da chegada do bebê, você já está vivendo uma mudança muito importante em sua vida. É preciso mentalizar essa mudança, para evitar uma rejeição física e emocional ao novo bebê.
Por isso tire tempo para pensar no assunto. Esteja ciente que sua rotina vai mudar, e aceite essas mudanças na sua vida pouco a pouco.
Tire suas dúvidas sobre bebês
Durante toda a gravidez e até depois você terá muitas duvidas. Não pense que ter muitas dúvidas significa que você está perdida, é normal! Quando se é mãe de primeira viagem as duvidas brotam mesmo, a cada minuto.
Apenas certifique-se de tirar todas as dúvidas, coloque-as em um bloco de notas. E quanto mais importante for a dúvida, mais você precisará de uma resposta confiável.
Tire suas dúvidas em suas consultas de rotina, caso a dúvida seja relacionada a doenças, problemas hereditários e etc.
Você também pode encontrar respostas confiáveis sobre a maternidade aqui no blog, basta usar a barra de pesquisa.
Deixe para pedir conselhos e tirar dúvidas com amigos e familiares, quando se tratar de algo que não afetará a saúde do seu bebê.
O bebê chegou!
Controle as visitas ao bebê

Os primeiros dias de chegada do bebê em casa, todos os seus amigos e familiares vão querer visitá-lo. Como você é mãe de primeira viagem, saiba que é fundamental manter essas visitas sob controle.
Certifique de que não haverá super lotação, que o bebê não seja tocado por mãos sujas. Além disso, não permita que seja manuseado por muitas pessoas.
Bebês recém-nascido dorme muito e são muito frágeis, e precisa de máximo cuidado.
Mãe de primeira viagem? Atenção aos Detalhes
Atente-se aos muitos detalhes nos cuidados de um recém-nascido quando se é mãe pela primeira vez. Como por exemplo a pele de um bebê.
Cuidados com a pele do bebê
Outra dúvida comum em mãe de primeira viagem é como cuidar da pele do bebê devido às suas dobras fofinhas que estão pelo corpo todo.
Esteja ciente que é necessário realizar a limpeza diária do bebê passando por essas áreas de dobras na pele, bem como secá-las corretamente.
Veja também o artigo cuidados com a pele do bebê.
Saia de casa com o bebê diariamente

Sair na rua com um recém-nascido vai depender, embora possa gerar medos ao levar uma criança tão pequena à rua, é aconselhável passar pelo menos alguns minutos por dia ao ar livre.
Claro que dependerá do clima externo, que não pode ser extremo nem para o calor ou frio. Lembre-se de aquece-lo bem em clima meio frio, e em protege-lo da luz do sol.
Adaptando-se a vida de mãe
Ser mãe de primeira viagem não é fácil, pode demorar um pouco para começar a nova rotina e começar a ser intuitivo com as necessidades do bebê. Mas depois de um tempo tudo será transformado em movimentos e cuidados que virão naturalmente.
Mesmo após todos esses conselhos, acredito que o melhor deles e a conclusão do assunto é: Aproveite esse momento e seja intuitiva.