Bebês recém-nascidos começam a interagir com o ambiente, descobrindo novos aspectos e sensações a cada dia através de seus sentidos.
Vários estudos têm mostrado a importância de estimular nosso bebê recém-nascido durante os primeiros seis anos de vida. Quando o maior número de conexões neuronais ocorre. Esse estímulo deve ser tanto físico quanto mental para contribuir para o desenvolvimento integral do nosso bebê.
Neste artigo, vamos nos concentrar nos exercícios para o desenvolvimento físico do bebê nos primeiros três meses de vida, para que possamos ajudar a fortalecer o tônus e a flexibilidade muscular, preparando-nos para esse primeiro estágio.
Recomenda-se que estes exercícios iniciem em sessões iniciais de 5 minutos, até atingir uma duração não superior a 10 minutos.
Sete exercícios para os primeiros três meses do nosso bebê
Nesse estágio, o contato físico é realmente importante para o bebê, através dos estímulos que o ajudamos a descobrir seus sentidos, para ganhar mobilidade e, por sua vez, fortalecemos os laços afetivos.
Esses primeiros exercícios devem ser gentis e devemos escolher um momento em que nosso bebê esteja relaxado. Entre as atividades que podemos realizar, temos:
- Acariciou sua pele, realizando massagens suaves em todo o seu corpo, começando com os dedos das mãos e dos pés.
- Sendo face para cima na cama ou berço transportar joelhos do nosso bebê ao peito, começamos com ambas as pernas e, em seguida, alternam entre o dois, em cinco repetições de cada exercício.
- Procure uma escova macia e passe-a perto dos seus pés, para estimular a sua mobilidade.
- Em seguida, levou-o de suas mãos e realizar movimentos circulares com os braços, como fazemos com as pernas nos dois braços simultaneamente e alternando entre os dois, com cinco repetições para cada exercício. Podemos alternar este exercício levando cada uma das suas mãos para o ombro oposto, uma de cada vez e, em seguida, cruzando os dois braços sobre o peito.
- Coloque os polegares perto da palma da mão para estimular a pegada, segure-a com cuidado e levante um pouco, para fortalecer os braços e os ombros.
- Agora, fortaleça o pescoço escovando levemente a bochecha para virar a cabeça de um lado para o outro. Podemos também nos sustentar com um brinquedo colorido que podemos mostrar a ele, movendo-o suavemente de um lado para o outro, de modo que ele o siga com os olhos e mova a cabeça.
- Finalmente, coloque o bebê de bruços e você deve endireitar o tronco e levantar a cabeça gentilmente acariciando suas costas.